Um “golaço” do internacional português Duda, aos 90+3 minutos, de livre direto, permitiu hoje ao Málaga somar um ponto no reduto do Espanyol (2-2), em encontro da quinta jornada da Liga espanhola de futebol.

Duda entrou aos 67 minutos, com o resultado em 1-1, e faturou nos descontos, já depois de o uruguaio Christian Stuani, também vindo do banco, ter dado uma segunda vantagem no marcador aos locais, com um tento aos 88.

Antes, o equatoriano e ex-“leão” Felipe Caicedo marcou aos 16 minutos, para os locais, e Ignacio Camacho aos 53, para os forasteiros, que contaram no “onze” com Antunes (90 minutos) e Ricardo Horta (substituído aos 81).

Com este resultado, o Málaga passou a contar cinco pontos, enquanto o conjunto de Barcelona soma apenas dois.

No jogo anterior, também se registou um empate a dois golos, selado por um penálti marcado pelo ex-benfiquista Nolito, que valeu ao Celta de Vigo um ponto no reduto do campeão Atlético de Madrid.

Entrado ao intervalo, Nolito selou o 2-2 final aos 53 minutos, num jogo em que os galegos começaram a vencer, graças a um espetacular golo de calcanhar do chileno Pablo Hernandez, de costas para a baliza, aos 19.

Ainda na primeira parte, o Atlético deu a volta ao resultado, com tentos de bola parada, dos seus centrais: o brasileiro Miranda marcou após um livre, aos 31 minutos, e o uruguaio Godin depois de um canto, aos 41.

Com este empate, os “colchoneros”, que contaram os 90 minutos com Tiago, perderam a possibilidade de ultrapassar, provisoriamente, o líder FC Barcelona, que se desloca no domingo ao reduto do Levante.

O Atlético soma oito pontos, os mesmos do surpreendente Granada, que venceu por 1-0 no reduto do Athletic, adversário do FC Porto no Grupo H da Liga dos Campeões, graças a um golo do colombiano Jhon Cordoba, aos 39 minutos.

A abrir o dia, o Real Madrid regressou aos triunfos na prova, depois de duas derrotas consecutivas, ao golear no reduto do Deportivo por “esmagadores” 8-2, com um “hat-trick” do português Cristiano Ronaldo (29, 41 e 78 minutos).

Com estes três tentos, Ronaldo isolou-se no 12.º lugar dos melhores marcadores da história da prova, com 183 golos (168 jogos), mais um do que Arza. Está a um de David Villa (11.º) e a três de Santillana (10.º e terceiro entre os “merengues”).

Em 2014/15, Cristiano Ronaldo tem oito golos, em sete jogos, e, pelos madrilenos, já vai em 261 - incluindo 22 “hat-tricks” e dois “pokers” -, em 253 partidas, sendo que já é líder dos marcadores da Liga espanhola, com cinco.

O colombiano James Rodriguez, aos 36 minutos, o galês Gareth Bale, aos 66 e 74, e o mexicano Javier “Chicharito” Hernandez, aos 88 e 90+2, apontaram os outros tentos do Real Madrid, que passou a somar seis pontos.

Por seu lado, o bósnio Haris Medunjanin, aos 51 minutos, de grande penalidade, e Toché, aos 84, marcaram os tentos do “Depor”, que contou no “onze” com Luisinho e Hélder Postiga, este último substituído ao intervalo por Ivan Cavaleiro.