Jordi Cases, sócio do FC Barcelona, retirou a queixa contra o clube e, sobretudo, contra o seu ex-presidente Sandro Rosell por alegada fraude fiscal na contratação do futebolista brasileiro Neymar, anunciou hoje o emblema catalão.

De acordo com o FC Barcelona, Cases enviou hoje uma carta ao clube em que indica que ficou satisfeito com as informações obtidas em relação à aquisição do jogador “canarinho” e com outros contratos relacionados com essa contratação.

Em causa está uma alegada fraude fiscal de mais de nove milhões de euros que terá ocorrido na transferência de Neymar do Santos para o clube espanhol, no verão de 2013.

Mesmo assim, o caso continuará a ser investigado na Audiência Nacional, pelo juiz Pablo Ruiz, e Sandro Rosell manterá o estatuto de arguido.

O relatório da Agência Tributária, concluído a 30 de maio deste ano, confirma que o FC Barcelona, enquanto pessoa jurídica, cometeu um delito fiscal de, pelo menos, 9,1 milhões de euros.

O juiz considera que o FC Barcelona incorreu em fraude fiscal ao não declarar devidamente o pagamento às sociedades vinculadas ao jogador de 10 milhões de euros em 2011 e 27,92 em 2013, para garantir a transferência.