O Atlético de Madrid vai abrir três escolas de futebol na China, anunciou o consórcio chinês Wanda Group, que acabou de adquirir 20% das ações daquele clube por 52 milhões de dólares (45 milhões de euros).

O acordo com o Atlético de Madrid, atual campeão de Espanha, foi assinado pelo presidente do Wanda Group, Wang Jianlin, considerado um dos homens mais ricos da China, com uma fortuna estimada em cerca de 18.000 milhões de dólares.

Além da abertura das referidas escolas, o acordo prevê contratos de patrocínio e a possibilidade de uma digressão do Atlético de Madrid na China ainda este ano, adiantou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

As duas partes acordaram também investir 34 milhões de dólares (30 milhões de euros) num centro de juvenil em Madrid para impulsionar a formação de novos talentos para o futebol chinês.

Consórcio com interesses na área do cinema, imobiliário e indústria hoteleira, o Wanda Group já patrocinou o envio para Espanha de 90 jovens jogadores chineses e o número deverá atingir os 180 em 2017.

O grande rival do Atlético de Madrid, o Real Madrid, abriu há cerca de dois anos uma escola de futebol na China, em colaboração com o campeão chinês, o Guangzhou Evergrande.

Uma academia com o nome de Luís Figo, dirigida por um antigo treinador-adjunto do Sporting, Joaquim Rolão Preto, já começou também a operar na China, com escolas em Pequim e outras cidades.