O Barcelona sofreu hoje a segunda derrota caseira para o campeonato espanhol de futebol, ao perder frente ao Málaga por 2-1, jogo 24.ª jornada da prova, abrindo caminho ao Real Madrid.

Um golo de Juanmi logo aos oito minutos, a aproveitar um erro grave do defesa brasileiro Dani Alves, permitiu ao Málaga adiantar-se no marcador, formação que depois soube segurar a magra vantagem, tendo ainda disposto de várias situações para poder ampliar, através de rápidos contra-ataques.

O Barcelona, que tinha a oportunidade de se isolar, embora provisoriamente, dominou claramente a partida, mas nunca colocou seriamente em risco o último terço do terreno, onde a defesa contrária atuou sempre muito solidária.

Com esta derrota, a segunda na presente época em casa - já tinha perdido 1-0 com o Celta de Vigo -, o Barcelona arrisca-se a ver o Real Madrid ampliar para quatro a sua vantagem na liderança, caso vença no domingo em casa do Elche, bem como permitir a aproximação do terceiro, o Atlético de Madrid, que se vencer hoje na receção ao Almeria ficará a apenas três pontos dos catalães.

Por seu turno, o Málaga, solitário sétimo classificado, tenta recuperar terreno para os lugares de acesso à Liga Europa, atingindo agora os 38 pontos, agora a três do sexto, o Villarreal.

A ronda espanhola arrancou na sexta-feira, com o Getafe a receber e vencer o Espanyol por 2-1.