O Valência, de Nuno Espírito Santo, viveu hoje o melhor dia de uma época que tem sido atribulada, ao golear fora o Celta de Vigo por 5-1, em encontro da 11.ª jornada da Liga espanhola de futebol.

Depois de três derrotas seguidas fora, a última a meio da semana no reduto do modesto Gent, para a ‘Champions’, e em pleno clima de ‘guerrilha’ entre o treinador luso e a ‘estrela’ Negredo, o conjunto Andaluz deu excelente resposta.

O médio Dani Parejo, com dois golos (45 e 64 minutos) e duas assistências, e o avançado Paco Alcácer, também com dois tentos (13 e 46) e um passe para golo, foram decisivos no triunfo dos forasteiros.

O central alemão Shkodran Mustafi apontou, aos 79 minutos, o quinto tento do Valência, que contou durante todo o encontro com os internacionais lusos João Cancelo, Rúben Vezo e André Gomes, todos em bom plano.

Alcácer inaugurou o marcador aos 13 minutos, após tabela com Parejo, que, aos 45, faturou na execução perfeita de um livre direto, depois de, aos 24, o argentino Augusto Fernández ter empatado, de cabeça, após um canto.

Aos 28 segundos da segunda metade, Alcácer ‘bisou’, após mau atraso de Jonny Castro, para, aos 64 minutos, oferecer igual ‘honra’ a Parejo, que, aos 79, centrou da direita para Musfafi marcar de cabeça o quinto dos forasteiros.

Com este resultado, o Valência ascendeu, provisoriamente, ao sexto lugar, com 18 pontos, a dois de Atlético de Madrid (quarto) e Villarreal (quinto), enquanto o Celta (terceiro, com 21) perdeu a oportunidade de alcançar, à condição, os líderes Real Madrid e FC Barcelona (ambos com 24).