O Sevilha ‘roubou’ este sábado o sexto lugar da Liga espanhola de futebol ao Athletic de Bilbau, ao receber e bater os bascos por 2-0, com um ‘bis’ de Kevin Gameiro, em encontro da 19.ª jornada.

O avançado francês inaugurou o marcador aos 24 minutos, após assistência de Vitolo, e fechou as contas aos 59, na transformação de uma grande penalidade, assinalada pelo árbitro depois de um ‘mergulho’ de Krychowiak.

Com este resultado, o Sevilha passou a contar 29 pontos, saltando, à condição, para o sexto lugar, à frente do Athletic, que caiu para sétimo, mantendo-se com 28.

Na formação da casa, destaque para o regresso à competição do internacional português Daniel Carriço, que cumpriu os 90 minutos naquele que foi apenas o segundo jogo da época: lesionou-se após a estreia, a 30 de agosto do ano passado.

Ao contrário do Sevilha, a outra equipa da cidade, o Bétis, perdeu por 1-0 no reduto do Getafe, vencedor graças a um tento de Álvaro Vázquez, aos 57 minutos.

O Getafe igualou, provisoriamente, Valência e Málaga no 10.º lugar, com 23 pontos, enquanto o Bétis manteve-se com 20, no 14.º posto.

Antes, no primeiro jogo do dia, o FC Barcelona recuperou a liderança, ao receber e golear o Granada por 4-0, num encontro em que o Lionel Messi marcou os três primeiros golos.

A dois dias de, tudo indica, receber a sua quinta Bola de Ouro, o argentino logrou o primeiro ‘hat-trick’ desde 08 de março (6-1 ao Rayo Vallecano), com dois tentos na primeira parte, aos oito e 14 minutos, e um na segunda, aos 58.

O brasileiro Neymar fechou a contagem, aos 83 minutos, igualando o uruguaio e seu companheiro de equipa Luis Suárez na liderança dos marcadores, com 15 golos, mais um do que o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.

Depois do ‘nulo’ no reduto do Espanyol, o ‘Barça’ regressou, assim, aos triunfos e passou a contar 42 pontos, contra 41 do Atlético de Madrid e 37 do Real Madrid, numa altura em que as três equipas têm 18 jogos disputados.

A formação de Luis Enrique tem um jogo em atraso – só o cumpre a 16 de fevereiro, em Gijon -, enquanto o Atlético de Madrid joga domingo, em Vigo. Os ‘merengues’ recebem hoje o Deportivo, na estreia do técnico francês Zinedine Zidane.