O treinador do FC Barcelona disse hoje que a sua equipa “esteve a um nível muito alto durante toda a temporada”, razão pela qual considera que o título espanhol de futebol conquistado no estádio do Granada “foi merecido”.

“Estivemos muitas semanas na liderança e praticando um bom futebol e o campeonato é uma prova que premeia a regularidade. Tendo em conta toda a época, o título é merecido”, disse Luis Enrique na conferência de imprensa após a vitória sobre o Granada por 3-0.

O técnico catalão destacou que a sua equipa “soube superar momentos delicados durante a temporada”, nos quais “muito se sofre”, sofrimento esse que “dá mais sabor” à conquista do título”.

“Agora vamos celebrar e pensar na possibilidade de conquista outro título, pois só duas equipas conquistaram a ‘dobradinha’, a Liga e a Taça, dois anos consecutivos, e é esse o desafio que colocamos a nós próprios”, disse Luis Enrique, recordando que o FC Barcelona ganhou “seis das últimas oito ligas”, o que revela a “dinâmica ganhadora” que pediu à equipa.

O treinador dos catalães quer agora “desfrutar e valorizar” esta conquista, sublinhando que ganhar títulos “custa muito” e que “há muita gente que está mal habituada”.

O técnico rival, Zinedine Zidane, admitiu uma “certa deceção” por não vencer a Liga, depois de ter chegado ao fim do campeonato com doze triunfos consecutivos, mas reconheceu que o FC Barcelona “mereceu o título”.

“Estou muito orgulhoso de todos os jogadores e das pessoas que trabalham em torno da equipa. Estamos todos um pouco dececionados, mas ao fim de 38 anos jornadas há que ter em conta que o FC Barcelona ficou à nossa frente e que não podemos mudar isso”, disse Zidane, destacando o facto de a sua equipa “nunca ter baixado os braços" e ter "acreditado sempre que ainda era possível chegar ao título”.

O técnico francês revelou que irá conceder alguns dias de descanso aos jogadores para que estes possam voltar com ‘ganas’ e preparar bem a final da Liga dos Campeões frente ao Atlético Madrid.

Quanto a Cristiano Ronaldo, revelou que “sofreu um golpe forte num pé” e que por isso “ficou no balneário ao intervalo”, depois de ter bisado e ter atirado duas bolas aos postes.