Os "colchoneros", que recebem os "leões" quinta-feira, na primeira mão da eliminatória, apenas seguiram em frente diante dos "dragões" na extinta Taça das Cidades com Feira da temporada de 1963/64.

O Atlético Madrid venceu na capital espanhola por 2-1 e conseguiu manter o 0-0 inicial na segunda mão, seguindo em frente para os oitavos de final daquela prova.

Já esta temporada, a equipa madrilena foi vencida pelos portistas na fase de grupos da Liga dos Campeões, por 2-0, no Estádio do Dragão, e, por 3-0, no seu Vicente Calderon, tendo sido despromovida à Liga Europa.

Também na época anterior, o FC Porto voltou a ser o "carrasco" do Atlético, ao eliminar o conjunto espanhol nos oitavos de final da "liga milionária": um empate a dois golos em Madrid e um "nulo" no Porto serviram para os "dragões" marcarem presença nos quartos de final.

Na antiga Taça UEFA, os "colchoneros" também ficaram com más recordações de equipas lusas, nomeadamente o Vitória de Guimarães e o Boavista.

Nos 16 avos de final da temporada de 1986/87, os vimaranenses venceram os espanhóis em casa, por 2-0, e perderam pela margem mínima (1-0) na visita a Espanha.

Nos 32 avos de final da época de 1981/82, o Atlético foi goleado em Portugal pelo Boavista (4-1) e só conseguiu responder, com 3-1, na segunda “mão”.