Uma primeira parte muito mal jogada por parte do Benfica resultou na vantagem dos alemães do Estugarda por 1-0, numa altura em que estão decorridos os primeiros 45 minutos de jogo.

Se Jorge Jesus havia dito que o Benfica podia assustar o Estugarda, pareceu mais o inverso aquilo a que se pôde assistir na Luz. O Benfica entrou nervoso, sem conseguir estruturar uma jogada de princípio ao fim e com um futebol onde imperaram os repelões.

Por seu turno, o Estugarda, que entrou expectante na Luz, pressentiu as dificuldades e ansiedade dos encarnados e foi impondo a sua táctica: fechar bem os espaços atrás e, sempre que possível, espreitar a baliza de Roberto.

O espanhol viu a bola beijar a trave no primeiro lance de perigo do jogo e nada pôde fazer quando ao minuto 26 lhe apareceu pela frente Harnik. O avançado apareceu isolado e sem dificuldade aplicou um chapéu a Roberto, consumado a vantagem germânica.

Nas bancadas da Luz começou a imperar a ansiedade e os assobios e o Benfica não foi capaz de reagir a preceito depois da desvantagem, ficando sempre a sensação de instabilidade cada vez que a bola rondava as imediações da área encarnada.

A terminar a primeira parte, parece ficar por marcar uma grande penalidade favorável ao Benfica. Fábio Coentrão terá sido tocado pelo guarda-redes Ulreich, mas o árbitro assim não entendeu e mostrou mesmo o cartão amarelo ao esquerdino por simulação.

O Benfica dispõe agora de 45 minutos para inverter este resultado e poder levar na bagagem para a segunda mão, na Alemanha, um resultado positivo.