A comitiva do FC Porto, que inclui 19 jogadores na lista de convocados (Walter continua a ser excluído), partiu às 10h30 do Aeroporto Francisco Sá Carneiro rumo à capital da Rússia.

Embora o Sol brilhe em Moscovo, as temperaturas ainda não são positivas e a neve cobre os arredores do Estádio Lujniki, onde irá ter lugar na quinta-feira o jogo CSKA Moscovo-FC Porto, da Liga Europa de futebol.

A superfície do rio Moskva, que corre perto do estádio, ainda está coberta por placas de gelo.

Segundo previsões do Serviço de Meteorologia da Rússia, na próxima quinta-feira, quando se realizar o jogo da primeira mão dos oitavos de final da prova, o Sol irá brilhar na capital russa e a temperatura, durante o dia, variará entre os 4 e os 6 graus centígrados negativos.

Porém, à hora do jogo, 21 horas em Moscovo (18 horas em Lisboa), as previsões prevêem uma descida de temperatura entre os 7 e os 13 graus negativos.

Bruno Alves, defesa português do Zenit de São Petersburgo, que já se habitou a jogar a temperaturas mais baixas, declarou que o frio é um obstáculo ultrapassável e deixa um conselho aos jogadores do seu antigo clube.

«Acho que o FC Porto pode fazer um bom resultado em Moscovo e passar a fase seguinte, mas é um jogo que deve ser bem preparado», comentou Bruno Alves, que não considera o frio que se faz sentir em Moscovo um obstáculo intransponível para a equipa portuguesa.

«Os jogadores do FC Porto devem aquecer bem e preparar-se bem para o frio para que possam entrar bem no jogo, mas acho que é um problema superável», referiu.