O Benfica ostentou o estatuto de “gigante” da Europa nos longínquos anos 60, mas, acabou por descer aos “infernos”, em Vigo, estando, aos poucos, a reencontrar o seu espaço no futebol europeu.

Embora ainda longe dos melhores, como mostrou nas últimas passagens pela “Champions”, o clube da Luz tem reaparecido no “velho continente” e, se afastar o Paris Saint-Germain nos “oitavos” da Liga Europa, estará pela quarta vez nos últimos seis anos a disputar uns quartos de final.

Depois de um ameaço em 2003/2004, com um desconcertante 3-4 em San Siro, o “renascimento” começou em 2005/2006, na Liga dos Campeões, com o Benfica a atingir os “quartos”.

Antes de cair face ao FC Barcelona, que assustou em Nou Camp (Simão e Karagounis estiveram perto do 1-1, depois do 0-0 na Luz), o Benfica afastou o Manchester United, na fase de grupos, com um triunfo por 2-1 na Luz, a fechar, e o campeão Liverpool, nos “oitavos” (1-0 em casa e 2-0 em Anfield Road).

Em 2006/2007, o Benfica voltou a chegar aos “quartos”, agora da Taça UEFA (2-3 fora e 0-0 em casa com o Espanyol), isto depois de, nos “oitavos”, ter afastado precisamente o PSG (1-2 em Paris e 3-1 na Luz, onde Simão “bisou”).

Nas duas épocas seguintes, os “encarnados” não passaram dos “oitavos” em 2007/2008 (eliminados pelo Getafe) e da fase de grupos em 2008/2009, mas voltaram a chegar aos “quartos” a época passada.

Com mais golos (29) e vitórias (nove) do que nunca na história, o Benfica apenas sucumbiu perante o Liverpool e numa eliminatória que Jorge Jesus secundarizou, para dar prioridade à Liga.

Na presente época, os “encarnados” não foram felizes na “Champions”, mas o virar de ano trouxe “outro” Benfica e, com a Liga perdida e o “milionário” segundo posto garantido, matemática à parte, a Liga Europa poderá ser uma prioridade.

Depois de 18 vitórias consecutivas, o Benfica recebe quinta-feira o Paris SG após a primeiro resultado negativo em três meses (1-2 em Braga), mas já deverá haver Javi Garcia, Salvio, Gaitan e Aimar, o que muda quase tudo.

Jorge Jesus sabe, certamente, porque voltou a perder no Minho e esse desaire poderá até vir a ser positivo para os “encarnados”, já com lugar na final da Taça da Liga e perto da final da Taça de Portugal (2-0 ao FC Porto, no Dragão, na primeira “mão” das meias finais).

O Benfica arranca após um desaire, mas o PSG não fez melhor, já que caiu em Auxerre (0-1) e tombou para o quinto posto da “Ligue 1”, a cinco pontos de Rennes e Lille e um de Marselha e Lyon.