Há 14 anos a separar Domingos Paciência (42) de Jorge Jesus, mas desde 2006 o jovem técnico do Braga e o experiente treinador do Benfica já se encontraram 11 vezes em campo. E dessas onze partidas, é possível atribuir um KO técnico a Jesus, que bate Domingos por uma margem mínima, com quatro vitórias sobre três desaires (e quatro empates), denunciando assim um enorme equilíbrio nos confrontos das respectivas equipas ao longo dos anos.

A história dos dois técnicos começa a escrever-se a 3 de Novembro de 2006, num triunfo por 1-0 da União de Leiria, então comandada por Domingos Paciência, sobre o Belenenses, de Jorge Jesus.

O treinador natural da Amadora mudou-se depois para Braga, onde foi o antecessor do antigo goleador do FC Porto no banco de suplentes, até chegar ao Benfica. Já Domingos rumou do Leiria à Académica, levando-a a um excelente sétimo lugar em 2009, seguindo posteriormente para o Braga. Até hoje, o dia em que ambos decidem a sua possível primeira presença numa final de uma competição europeia.

No discurso de cada um sente-se o respeito mútuo, mas também uma certa ‘picardia’. Isso ficou bem patente nas ‘bocas’ da época passada, em que Domingos Paciência se queixou da forma física do plantel que herdara de Jorge Jesus, com o treinador do Benfica a responder com a suposta ‘paternidade’ dos méritos da equipa arsenalista.

O último round deste combate foi travado na semana passada, com o Benfica a levar a melhor sobre o Braga na primeira mão das meias-finais, por 2-1. A luta futebolística entre os ‘Guerreiros do Minho’ e os encarnados segue dentro de momentos…