O Sporting de Braga venceu, esta quarta-feira, o Birmingham de Inglaterra por 1-0, com golo de Hugo Viana (50'), no Estádio Axa, em jogo a contar para a quinta jornada do Grupo H da Liga Europa.

Depois de duas derrotas em território nacional, frente ao Sporting para a Taça de Portugal e FC Porto na I Liga, o Sporting de Braga estava obrigado a vencer este jogo europeu para se qualificar de imediato para os 16 avos da prova, evitando a pressão do último embate com o Brugge, formação que venceu em Braga por 2-1.

O Birmingham, que foi derrotado pelos bracarenses na primeira jornada por 3-1, demonstrou logo nos primeiros minutos de jogo, no Estádio Axa, que não estava na cidade dos Arcebispos para defender, nem arriscar nos contra-ataques. Desde o primeiro minuto que Chris Hughton deu ordem aos seus jogadores para atacarem sem piedade os da casa.

A equipa inglesa beneficiou de uma grande penalidade a seu favor logo nos primeiros minutos, com Ewerton a agarrar Wade Elliot na grande área, mas Quim conseguiu impedir o golo do Birmingham. Começava aqui a noite do guarda-redes português, ele que esteve em destaque durante a primeira parte, evitando o desaire da formação minhota em várias ocasiões.

Esgotados os primeiros 45 minutos, deu a sensação que o Sporting de Braga ainda não tinha começado a jogar, ou pouco ou nada tinha feito para travar o domínio inglês.

O segundo tempo começou com a sorte a bater à porta do Sporting de Braga ou, noutra perspetiva, com o azar a entrar na baliza de Myhill. Aos 51 minutos, o médio Hugo Viana rematou rasteiro de longe e a bola acabou por desviar num jogador da formação inglesa, acabando por trair o guardião. Foi este o único golo do encontro que garantiu ao Sporting de Braga a qualificação para a próxima fase.

No outro encontro do agrupamento, o Brugge venceu o Maribor por 4-3. Os belgas estiveram a perder por 3-0 mas deram a volta ao resultado em 16 minutos, com quatro golos marcados.

O Spoting de Braga entrará na última jornada com 10 pontos, os mesmos que o Brugge, e mais três que o Birmingham. Maribor está eliminado da competição europeia pois tem apenas um ponto.