O Sporting venceu hoje na receção ao FC Zurique, por 2-0, e assegurou a vitória no Grupo D, numa penúltima jornada da Liga Europa de futebol em que Ricardo Quaresma ”bisou” e relançou o Besiktas no agrupamento E.

Frente ao último classificado, o Sporting, já qualificado para os 16 avos de final da competição desde a terceira ronda, pode visitar a Lázio de Roma na última ronda, a 14 de dezembro, sem qualquer preocupação.

Os "leões" contabilizam 12 pontos, enquanto Vaslui e Lázio de Roma, que empataram 0-0 na Roménia, somam seis, sendo que a vantagem pertence aos romenos (2-2 em Itália).

Com o êxito de hoje, o Sporting anulou as esperanças na qualificação do FC Zurique, onde atua o português formado nos "leões" Jorge Teixeira, que tinha de vencer em Alvalade para adiar a decisão para a última ronda.

Também com formação no Sporting, Ricardo Quaresma foi o “herói” dos turcos do Besiktas, comandados pelo técnico luso Carlos Carvalhal, na deslocação a Israel, ao reduto do Maccabi Telavive (3-2).

O português, titular juntamente com Manuel Fernandes e Hugo Almeida, marcou o primeiro golo do encontro, aos 45+1, e Ibrahim Toraman ampliou para 2-0, aos 47.

Depois, Yeini (59 minutos) e Logasi (70) restabeleceram igualdade, só que, aos 90+2, Quaresma, em noite de grande inspiração, voltou a fazer gosto ao pé e decidiu o jogo a favor do Besiktas (3-2), saindo para os aplausos (90+4).

Os turcos saltaram para o segundo lugar, mercê do empate 1-1 do Dínamo Kiev no terreno dos ingleses do Stoke City, que, mesmo assim, conseguiram qualificar-se.

Na última ronda, o Besiktas recebe o Stoke e, se vencer, além de confirmar a qualificação, assumirá o primeiro lugar. Mesmo perdendo, pode qualificar-se, já que soma mais três pontos do que os ucranianos e quatro golos de vantagem (cada equipa ganhou 1-0 em casa à outra).

Um dia depois de também o Sporting de Braga ter inscrito o nome nos 16 avos de final, o lote de equipas qualificadas registou ainda a entrada dos alemães do Schalke04, por culpa do histórico Raul (73.º golo europeu).

A formação germânica venceu por 2-1 os romenos do Steaua de Bucareste e assegurou o primeiro lugar no Grupo J.

Com a derrota, Steaua de Bucareste adiou para a última ronda a qualificação, que terá de discutir com os cipriotas do AEK Lanarca e os israelitas do Maccabi Haifa, que se defrontaram entre si, com triunfo dos primeiros, por 2-1.

No Grupo L, o Lokomotiv de Moscovo, treinado por José Couceiro, impôs-se por 3-1 aos austríacos do Sturm Graz e também garantiu a qualificação, juntando-se aos belgas do Anderlecht, que venceram por 2-1 no reduto do AEK Atenas e continuam a ser a única equipa 100 por cento vitoriosa.

CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DA 5.ª JORNADA DA LIGA EUROPA