O Sporting apenas por uma vez foi afastado de uma competição europeia de futebol depois de ter vencido o encontro da primeira mão da eliminatória por 2-1, em casa.

Quando defrontarem o Athletic de Bilbao, na quinta-feira, em jogo das meias-finais da Liga Europa, será a quinta ocasião em que os "leões" partem para a segunda mão após uma vitória por 2-1 no seu estádio, sendo que apenas uma vez não passaram à ronda seguinte.

De resto, a última vez que tal sucedeu foi já no decorrer da atual temporada e há pouco mais de duas semanas, quando o Sporting eliminou o Metalist, empatando 1-1 na Ucrânia, depois do triunfo caseiro por 2-1, que lhe conferiu a passagem às "meias" da Liga Europa.

Ainda assim, o registo teve início na época 1972/73, quando a formação de Alvalade encontrou os escoceses do Hibernian, na primeira eliminatória da extinta Taça das Taças, e, depois do triunfo caseiro, acabou por sair da prova graças a uma goleada sofrida na Escócia (1-6), na partida da segunda mão.

Mais de 30 anos depois, em 2004/05, durante a caminhada que os levaria à final da Taça UEFA, os "leões" disputaram duas eliminatórias nas mesmas condições.

Depois de ultrapassar um grupo do qual também faziam parte Newcastle, Sochaux, Dínamo de Tiblisi e Panionios, o Sporting defrontou os holandeses do Feyenoord, nos 16 avos de final, qualificando-se para a ronda seguinte com dois triunfos por 2-1.

Custódio e Liedson fizeram os tentos "leoninos" no jogo da primeira mão, em Alvalade, e uma semana depois, na Holanda, o "levezinho" e Rochemback carimbavam a passagem aos "oitavos".

Seguiram-se os ingleses Middlesbrough e Newcastle, antes de novo confronto com holandeses, na memorável meia-final com o AZ Alkmaar.

A vantagem de 2-1, adquirida em Alvalade, foi anulada no tempo regulamentar e, no prolongamento, Kew Jaliens fez o 3-1 que atirava os "verde e brancos" para fora da competição.

No entanto, no último minuto, o defesa Miguel Garcia tornou-se o herói improvável, subindo à área e cabeceando para o 2-3, que apurava os "leões" para a final da Taça UEFA, que seria perdida, no Estádio de Alvalade, para os russos do CSKA de Moscovo.

Contudo, em termos gerais, foram sete as vezes em que o Sporting partiu para o encontro da segunda mão com uma vantagem de 2-1.

Além das quatro já referidas, a formação "leonina" disputou outras três eliminatórias nas mesmas condições, embora realizando o jogo da primeira mão na condição de visitante, mas, neste particular, apenas por uma vez conseguiu qualificar-se para a ronda seguinte.

Em 1975/76, o Sliema Wanderers foi o adversário na primeira eliminatória da Taça UEFA, com os "leões" a vencerem primeiro em Malta por 2-1 e, depois, em Alvalade, por 3-1.

A equipa "leonina" não teria a mesma sorte nas temporadas de 1992/93, frente ao Grasshoppers, e 2005/06, com o Halmstad, já que acabou por ser eliminada em casa, nos encontros da segunda mão.