O Videoton, treinado por Paulo Sousa, terá na quinta-feira no estádio José de Alvalade, contra o Sporting, o «jogo da sua história», que pode valer um inédito apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol.

Na conferência de imprensa de véspera do jogo entre o Sporting e o clube húngaro, o treinador português ao serviço da equipa magiar destacou a «enorme importância do encontro», que a sua equipa terá de ganhar para se apurar, esperando que o Basileia não pontue em Genk, à mesma hora.

«Mais do que o jogo da época para o Videoton, vamos ter o jogo da história do próprio clube. É um jogo de enorme importância para nós, estamos na posição em que estamos e pelo que fizemos ainda podemos sonhar com a qualificação», defendeu Paulo Sousa.

O Grupo G da Liga Europa é comandado pelo Genk, com 11 pontos e já apurado, seguido por Basileia, com oito pontos, e Videoton, com seis, em luta direta pela segunda vaga. O Sporting, com dois pontos, já não sairá do último lugar.

«Estamos focados no nosso trabalho, sabemos quais são as nossas capacidades», garantiu o treinador, frisando que tem sido mais fácil «gerir a condição física dos jogadores» do que o aspeto emocional, «onde há um desgaste enorme», já que os seus pupilos «tiveram de responder a pedidos constantes para vários jogos», a nível interno e na Europa.

Na quinta-feira, o treinador garante que o "onze" do Videoton «se vai apresentar fisicamente fresco», para que os jogadores «possam meter o seu futebol no jogo».

Paulo Sousa reconhece que o adversário é difícil - «era a equipa mais forte do grupo, com o Basileia» - e que «não acreditaria», no arranque da época, que fosse possível a atual situação do Sporting, «até pelo que fizeram na época passada, com os mesmos jogadores e o mesmo treinador».

O momento do Sporting e sobretudo a gestão de esforço nos "leões", de preparação para o "clássico" de segunda-feira contra o Benfica, poderão ser favoráveis ao Videoton, reconheceu Paulo Sousa: «Espero que isso afete a prestação do Sporting», clube ainda a adaptar-se a «novo treinador, novas ideias e automatismos, com uma liderança diferente».

De qualquer forma, o possível recurso a jogadores jovens, vindos da equipa B, não é sinónimo de menor qualidade dos "leões": «são jogadores válidos, que poderão estar no plantel principal num futuro próximo».

Entre os jogadores do Videoton convocados para quinta-feira está o internacional português Marco Caneira, de regresso a Alvalade, onde já evoluiu algumas épocas.

«É sempre gratificante voltar a este estádio, onde fui bastante feliz», disse o antigo jogador do Sporting, acrescentando que acredita que o clube de Lisboa «vai estar mais focado no 'derby' de segunda-feira que no jogo» de quinta-feira.

Marco Caneira não deixou de elogiar o Sporting da atualidade e admitiu que, provavelmente, até já nem teria lugar em Alvalade: «Tem um plantel com qualidade extraordinária, era a equipa mais forte do grupo, a nível de valores individuais e penso que eu já não teria espaço no grupo».

«O Sporting precisa é de estabilidade», referiu Marco Caneira, um dos dois portugueses do plantel do clube húngaro - o outro é Filipe Oliveira.

Sporting e Videoton jogam na quinta-feira a partir das 20:05 horas, a mesma hora em que arranca o Genk-Basileia.