O Chelsea foi derrotado, esta quinta-feira, pelo Steaua de Bucareste por 1-0, em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, disputado na capital romena. Os "Blues" de Londres estão obrigados a "virar" o resultado em Stamford Bridge para seguir em frente na conquista do segundo maior troféu de clubes da Europa.
Chelsea e o Steaua Bucareste chegavam aos oitavos de final da Liga Europa depois de terem eliminado, na fase anterior, o Sparta de Praga e o Ajax respetivamente, com os romenos a conseguirem avançar com mais facilidade com o triunfo sobre os holandeses por 4-2 no total da eliminatória. Já a formação de Stamford Bridge teve mais complicações (2-1) com os checos.
Na partida disputada na capital romena, a equipa da casa entrou melhor perante um Chelsea, que ainda ostenta o título da última edição da Liga dos Campeões, muito nervoso nos primeiros minutos.
À medida que os minutos decorriam na Arena Națională, os "Blues" não conseguiam equilibrar o jogo e o Steaua conseguiu chegar, inevitavelmente, ao primeiro, e único, golo da partida, mesmo tendo sido apontado numa grande penalidade que o árbitro russo Sergei Karasev não teve dúvidas em assinalar contra o Chelsea.
Decorria o minuto 33 quando Bertrand fez falta sobre Rusescu na área do Chelsea. Depois de ter visto o cartão amarelo, Bertrand viu ainda o avançado Rusescu bater o guardião Petr Cech, dando a vantagem ao Steaua.
Nos instantes finais da primeira parte, o Chelsea "acordou" e foi só nesta altura que criou lances de perigo junto da baliza da formação de Bucareste. Exemplo disso, foi a boa combinação entre Hazard e Benayoun, com este último a rematar à baliza, mas Tatarusanu impediu o golo ao médio dos ingleses.
No segundo tempo, a equipa comandada por Rafa Benítez esteve bem melhor do que na primeira parte, com Hazard quase a fazer (73') o golo do empate, mas o remate passou por cima do ferro da baliza. Depois deste lance, o avançado belga foi substituído por Marko Marin.
Até ao final dos 90 minutos, o Chelsea não conseguiu contornar a desvantagem, saindo da Roménia com uma derrota por 1-0.
A segunda mão está agendada para a próxima quinta-feira, dia 14, em Stamford Bridge, em Londres.