O Benfica regressa esta quarta-feira a Amesterdão para disputar com o Chelsea a final da Liga Europa, a mesma cidade que há 51 anos coroou o clube da Luz como bicampeão europeu. Se em 1962 a decisão jogou-se no Estádio Olímpico, desta feita o cenário da final é o Arena de Amesterdão.

Inaugurado a 14 de agosto de 1996, permanece há 17 anos como um dos mais modernos recintos europeus, onde a sua cobertura amovível foi desde sempre o grande cartão de visita. Com capacidade para cerca de 53 mil pessoas, é o maior estádio holandês e está habituado não só a receber os jogos do Ajax e da ‘Laranja Mecânica’, mas também grandes concertos internacionais.

Além de ter sido um dos estádios presentes no Euro2000, o Arena de Amesterdão foi já o palco de outra final europeia. A Liga dos Campeões de 1998 foi aqui decidida entre Real Madrid e Juventus, com o triunfo a pender para a equipa espanhola.

Numa visita ao estádio da final da Liga Europa, o SAPO Desporto descobriu que o Arena não é apenas um estádio, mas um autêntico museu com a memória do Ajax e do melhor que o futebol holandês deu ao Mundo. Uma das suas atrações é o ‘Clube dos Centenários’, um mural que expõe os jogadores que fizeram mais de 100 jogos com a camisola do clube.

Johan Cruyff, Marco Van Basten, Dennis Bergkamp ou Jari Litmanen são apenas algumas das muitas estrelas aqui eternizadas. Nomes do passado que convivem lado a lado com outras figuras mais recentes, como Wesley Sneijder ou Van der Vaart.

Quem realiza uma visita guiada a este estádio cruza-se também… com o Benfica. Na entrada habitualmente utilizada pelos jogadores há uma vitrine com ‘souvenirs’ de alguns clubes, sendo um deles o Benfica. Os encarnados ofereceram ao Ajax uma salva de prata por ocasião de um jogo particular entre as duas equipas a 22 de janeiro de 2003, ainda no antigo Estádio da Luz.