Em maio de 1962, o Benfica cumpriu com sucesso a missão de revalidar o título de campeão europeu, com uma vitória épica na final sobre o Real Madrid, por 5-3. O cenário desse feito foi o Estádio Olímpico de Amesterdão, que acolheu as olimpíadas de 1928.

Hoje “retirado” dos grandes eventos internacionais – cedeu o seu lugar ao moderno Arena de Amesterdão -, este palco mantém ainda assim uma aura especial, que levou os cidadãos de Amesterdão a mostrarem-se contra a sua demolição no passado recente.

O SAPO Desporto visitou o anfiteatro da última conquista europeia do Benfica na antecâmara de mais um desafio histórico para o clube da Luz e comprovou que essa vitória sobre o Real Madrid ainda é lembrada na história do Estádio Olímpico.

Michelle Faasen, diretora de relações públicas do recinto, sublinha o lugar que esse jogo ocupa na memória do estádio. «Foi realmente um grande jogo na nossa história. É uma das finais mais lendárias da história do futebol e temos muito orgulho por ter acolhido essa final. Estamos muito contentes por os adeptos do Benfica ainda terem uma ligação sentimental com o Estádio Olímpico», afirmou, desejando que a cidade holandesa volte a ser um talismã para o Benfica.

A final da Liga Europa entre Benfica e Chelsea está agendada para esta quarta-feira, às 19h45, no Arena de Amesterdão.