O Sporting ambiciona chegar longe na Liga Europa em futebol, enquanto o Sporting de Braga pretende, no mínimo, os ‘oitavos’ e o Belenenses não deslustrar no ano de estreia na fase de grupos.

Ainda inconformado por ter falhado a Liga dos Campeões, ao cair no ‘play-off’ face ao CSKA Moscovo (2-1 em casa e 1-3 fora), o conjunto de Jorge Jesus sonha alto, assumindo o papel de equipa mais forte entre os representantes lusos.

Por seu lado, o Sporting de Braga tenta voltar a ‘brilhar’ na Europa, e, no mínimo, repetir 2011/12, a última época em chegou aos 16avos de final, enquanto o Belenenses, que disputa a sua primeira fase de grupos, tentará ir pontuando.

Apesar de ter sido cabeça de série, o Sporting não foi muito feliz no sorteio e vai ter pela frente, no Grupo H, dois conjuntos que lhe podem causar problemas, o Besiktas, que devolverá Ricardo Quaresma a Alvalade, e o Lokomotiv Moscovo, de Manuel Fernandes, além dos albaneses do Skenderbeu.

Mesmo assim, os ‘leões’ são fortes candidatos a seguir em frente, numa época em que Jorge Jesus quererá repetir o conseguido ao serviço do Benfica, que conduziu às finais de 2012/13 e 2013/14, mas proveniente da Liga dos Campeões.

A formação ‘leonina’ tem como melhor registo na Liga Europa a presença nas meias-finais da edição 2011/12, derrubado apenas pelo Athletic, depois de, entre outros, ter deixado pelo caminho o ‘todo-poderoso’ Manchester City.

Para já, o Sporting tem, porém, de preocupar-se com a fase de grupos, até porque a verdadeira concorrência, para as fases a eliminar, só será conhecida depois de incorporados os terceiros colocados dos grupos da ‘Champions’.

O Sporting de Braga tem um registo ainda melhor do que os lisboetas na Liga Europa, pois conseguiu chegar a uma final, em 2010/11, que perdeu face ao FC Porto (0-1 em Dublin), depois de eliminar o Benfica, de Jesus (1-0 em casa, após 1-2 fora).

A realidade dos ‘arsenalistas’, na primeira época sob o comando de Paulo Fonseca, é, agora, bem diferente, mas, com um sorteio favorável, os minhotos são fortes candidatos a um dos dois primeiros lugares do Grupo F.

O conjunto bracarense não tem o potencial do Marselha, o favorito do agrupamento, mas parece capaz de se bater com o Slovan Liberec e o Groningen.

Na sua estreia na fase de grupos, e com o plantel mais português da I Liga, o Belenenses, de Ricardo Sá Pinto, não parece, pelo contrário, ter argumentos para se bater com a Fiorentina, de Paulo Sousa, e o Basileia.

Os polacos do Lech Poznan são, assim, a equipa ideal para o conjunto do Restelo somar alguns pontos.