O internacional moçambicano Edson Sitoe ou simplesmente “Mexer” lidera a lista dos dez jogadores transferidos neste verão, e que conseguiram enquadrar-se no campeonato francês de futebol, segundo revelou o portal Marxifoot.

O jogador moçambicano tem vindo a evidenciar-se na liga francesa e é o segundo jogador de campo mais utilizado pelo técnico Philippe Montanier, atrás do capitão Romain Danze. Nesta temporada, Mexer alinhou em quase todas partidas do Ligue 1,onde já consegui marcar três golos.

Transferido no início da temporada, do Nacional da Madeira de Portugal para o Rennes da França, numa com cláusula de 2,2 milhões, Mexer supera jogadores também transferidos dos outros clubes neste verão, como os casos de Christophe Jallet ex-Paris Sant German, agora no Lyon, com 1,5 milhões. Gelson Fernandes do Freiburg para Rennes, com 1,6 milhões, Sylvain Marveaux do Newcastle para Guingamp, Walid Mesloub do Le Havre para Lorient, Carlos Eduardo do FC Porto para o Nice da frança por empréstimo, entre outros.

Mexer foi formado no Grupo Desportivo de Maputo, e transferiu-se em 2009 para o Sporting de Portugal, mas no clube leonino não teve oportunidade de jogar e, foi cedido no ano seguinte ao Olhanense, logo de seguida para o Nacional da Madeira e neste ultimo tornou-se num dos melhores defesas da liga portuguesa, o que o fez ser cobiçado por grandes clubes da Europa, incluindo o AS Mónaco, no entanto o que mais pesou foi a proposta do Rennes da França.