O Ministério Público holandês deu hoje início a uma investigação depois de repórteres de uma televisão terem tentado aliciar futebolistas a viciar resultados de alguns jogos.

O caso foi desencadeado depois de apresentadores do programa ‘RamBam’, que procura desmascarar possíveis fraudes e cúmplices, terem contatado alguns futebolistas profissionais.

O programa sobre viciação de resultados não irá para o ar porque os repórteres não encontraram provas suficientes de que os jogadores holandeses contactados estavam recetivos a serem subornados, revelou o editor do programa.

No entanto, foi aberto um inquérito criminal depois de indícios no sentido de que um dos jogadores tinha sido abordado por pessoas que lhe ofereceram dinheiro para influenciar o resultado de um jogo, declarou um porta-voz do Ministério Público holandês.

Entretanto, a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) fez saber publicamente que fora informada por procuradores do Ministério Público holandês que a estação de televisão em causa abordou vários jogadores durante o ano passado para saber se estariam disponíveis em se envolverem na viciação de resultados.

Este caso ocorre numa altura em que a cadeia britânica BBC e o ‘site’ Buzzfeed denunciaram a semana passada que tenistas de topo são suspeitos de viciar resultados, o que ensombrou o Open da Austrália deste ano, que decorreu em Melbourne.

A Federação holandesa, que pondera uma ação legal contra o programa televisivo em causa, esclareceu que os jogadores envolvidos pertencem a clubes da I e II divisões da Holanda, mas não revelou quantos eram.