Os advogados da FA estão a tentar garantir a confidencialidade das gravações clandestinas feitas durante um encontro da selecção e já pediram uma cópia das gravações do Daily Star, o primeiro jornal a revelar detalhes das escutas.

As gravações secretas terão sido feitas no hotel em que a equipa esteve concentrada a semana passada, a norte de Londres, antes do desafio particular com o Egipto: um indivíduo não identificado terá tentado vendê-las a jornais.

"A preparação de uma equipa envolve discrição e secretismo. Capello pode ter discutido questões importantes sobre a equipa e, subitamente, alguém tem essa informação. Isso é preocupante", avisou hoje Alex Ferguson, treinador do Manchester United.

Os media já foram avisados da ilegalidade da publicação de conteúdos e da violação das regras de protecção de dados e da deontologia jornalística. Os advogados da FA estão também a verificar se há órgãos de informação fora de Inglaterra a publicar as escutas.

Esta é mais uma preocupação para Fabio Capello, que prepara a estreia da Inglaterra no Mundial2010 frente aos Estados Unidos, a 12 de Junho.

Os ingleses esperam que este tipo de caso não se repita na África do Sul, onde está a ser montado um rigoroso plano de segurança nos hotéis que serão usados pelas 32 selecções finalistas.

"O entusiasmo de alguns adeptos, a sempre presente ameaça de terrorismo internacionais e a intensa competitividade de um Campeonato do Mundo obrigam a que o comité organizador e o governo devam garantir as mais efectivas medidas de segurança", justifica a FIFA.