O treinador do Tottenham, Harry Redknapp, terá ocultado uma conta bancária no Mónaco, durante seis anos, até ao momento em que foi detido no âmbito de uma investigação fiscal, segundo declarações de um procurador, hoje proferidas num tribunal inglês.

O técnico da equipa da Liga inglesa de futebol, que está a ser julgado pelo tribunal de Southwark Crown por alegada fuga ao fisco, terá aberto uma conta no Mónaco, em 2002, sob o código “Rosie 47”, nome do seu cão.

Durante o segundo dia de julgamento, os procuradores alegaram que a conta foi usada pelo treinador para receber pagamentos ilícitos de um outro arguido no mesmo processo de evasão fiscal, o antigo presidente do Portsmouth, Milan Mandaric, resultantes de comissões relacionadas com transferências de jogadores.

John Black, um dos procuradores, disse ao tribunal que Redknapp «fingiu completa ignorância» sobre a existência da conta monegasca.

Segundo o procurador, apesar de ter assumido a referida conta durante uma investigação anticorrupção no campeonato inglês, em 2006, Redknapp não o fez junto das autoridades fiscais até à sua detenção, em 2008.

Harry Redknapp, de 64 anos, tem sido apontado como próximo treinador da seleção inglesa, pelo seu bom trabalho aos comandos do Tottenham, que se encontra no terceiro lugar do campeonato.