O defesa inglês John Terry, “capitão” do Chelsea, foi hoje suspenso por quatro jogos por ter sido considerado culpado de ter proferido insultos racistas contra Anton Ferdinand, anunciou a comissão disciplinar da Federação Inglesa de Futebol (FA).

Terry, que tinha sido ilibado em julho pela justiça civil inglesa da acusação de ofensa à ordem pública agravada por racismo, foi ainda multado em 220.000 libras (277.000 euros), mas ambas as sanções são passíveis de recurso, que o jogador disse estar a ponderar.

O órgão disciplinar da FA considerou que Terry proferiu insultos racistas contra Ferdinand, defesa do Queens Park Rangers, durante um jogo da Liga inglesa, realizado em outubro de 2011.

«O senhor Terry está desapontado por a FA ter chegado a uma conclusão diferente do claro veredicto de não culpado a que chegou o tribunal», observou, em comunicado, a empresa que gere a carreira do jogador inglês, que anunciou o abandono da seleção inglesa no domingo.

Nas conclusões do processo julgado do tribunal de Londres, o juiz Howard Riddle considerou ter sido «altamente improvável» que Ferdinand tenha chamado «preto» a Terry, apesar de ter aceitado que o jogador do Chelsea «tenha acreditado - e ainda acredite – que tal acusação tenha sido proferida».

O juiz aceitou a tese da defesa, segundo a qual Terry terá confundido a nome “Bridge” com a expressão “black” (preto), uma referência que Ferdinand dirigiu ao adversário sobre à alegada relação extraconjugal do capitão do Chelsea com a antiga namorada do futebolista Wayne Bridge.

Terry é o segundo futebolista da Liga inglesa a ser punido por racismo, depois de o avançado do Liverpool Luis Suarez ter sido suspenso por oito jogos, por ter insultado o defesa Patrice Evra Manchester United.