Luiz Suarez foi suspenso por 10 jogos e só deverá jogar pelo Liverpool em setembro. O avançado uruguaio foi punido pela Football Association, depois de ter mordido Ivanovic num braço, no encontro do passado domingo entre o Chelsea e o Liverpool.

O jogador já tinha aceitado o castigo da FA por conduta violenta, que vai até três jogos de suspensão mas tinha afirmado que não aceitaria uma pena mais pesada, algo que veio a acontecer.

A decisão foi tomada esta quarta-feira por uma comissão independente da FA, formada por três pessoas, que afirmaram ao site da Football Association que o castigo de três jogos seria insuficiente para punir a conduta do avançado, daí terem acrescentado mais sete jogos de suspensão, com efeito imediato.

Suarez e o Liverpool podem apenas recorrer do castigo de três jogos, até as 12h do dia 26 de abril.

A comissão que decidiu o castigo de mais sete jogos teve em consideração o passado do atleta, que já tinha sido suspenso por sete jogos depois de ter mordido o jogador Bakkal do PSV Eindhoven da Holanda em novembro de 2010, num jogo contra o Ajax.

Em dezembro de 2011 o avançado uruguaio apanhou oito jogos de suspensão, depois de ser formalmente acusado de racismo contra Patrice Evra.