A federação inglesa de futebol anunciou hoje que Yaya Touré, do Manchester City, não será penalizado, contrariando a exigência de José Mourinho, treinador do Chelsea, devido a uma alegada agressão na última jornada da Liga inglesa de futebol.

O jogador costa-marfinense terá pontapeado, durante a partida entre os “citizens” e o Norwich (0-0), o ex-sportinguista Ricky van Wolfswinkel, atitude que escapou ao juiz do encontro.

Antes da decisão federativa, o técnico português veio a público exigir medidas disciplinares contra o médio dos rivais, ultrapassados na classificação (são agora segundos) precisamente no passado fim de semana, justificando que, “caso contrário, os jogadores poderão fazer o que lhes apetecer se o árbitro não estiver a olhar”.

Segundo o novo sistema implementado, na liga inglesa, na presente época, um quadro de três antigos árbitros de elite analisa os lances que não foram alvo de ajuizamento em campo, mas é necessário que haja unanimidade para punir qualquer jogador, nessas circunstâncias.

Foi precisamente por desacordo entre esses juízes que Touré não foi penalizado, segundo nota da “Football Association”, a federação inglesa: “O painel não esteve de acordo quanto ao facto de ter havido conduta violenta”.