O West Bromwich Albion (WBA) considerou hoje “inválida” a rescisão do futebolista francês Nicolas Anelka, anunciada através do Facebook, e avançou com um pré-aviso de despedimento “por mau comportamento”.
Depois de ter considerado, na sexta-feira, de “não profissional” a atitude do internacional gaulês anunciar a saída do clube inglês numa rede social na Internet, o WBA emitiu um comunicado em que mostra a saída a Anelka.
“A alegada rescisão do contrato de Nicolas Anelka nas redes sociais é inválida porque não segue o quadro jurídico comum”, assegurou o WBA , em comunicado, acrescentando que “a atitude de Nicolas Anelka a 28 de dezembro de 2013, juntamente com a suposta rescisão constituem mau comportamento, pelo que o clube decidiu enviar-lhe por escrito um aviso prévio de despedimento de 14 dias, tal como exigido nos termos contratuais”.
A 28 de dezembro de 2013, no empate 3-3 com o West Ham, Anelka celebrou o primeiro dos seus dois golos com uma “quenelle", um gesto inventado pelo humorista francês Dieudonné M'Bala M'Bala e considerado antissemita. O avançado assegurou tratar-se simplesmente de uma “dedicatória” a um amigo, admitindo o significado “antissistema” do gesto.
Na sequência deste incidente, Anelka jogou os quatro jogos seguintes pelo WBA, em janeiro, tendo estado afastado dos relvados desde então, oficialmente devido a lesão.
A 27 de fevereiro, Anelka foi punido com cinco jogos de suspensão por causa da “quenelle”, pela Federação Inglesa, uma suspensão que tem início hoje, no jogo frente ao Swansea.