O Sheffield United estará a pôr a hipótese de integrar o avançado de 25 anos Ched Evans no seu plantel. Até aqui, tudo normal. O problema é que o galês está preso desde 2012 por abuso sexual, estando a sua libertação planeada para outubro.

O incidente em questão ocorreu em 2010, quando o jogador terá, alegadamente, violado uma mulher de 19 anos juntamente com Clayton McDonald, também ele futebolista. McDonald foi ilibado de todas as acusações, mas Evans deu entrada numa penitenciária em Lancashire.

Apesar de toda a polémica, o Sheffield confirmou em abril passado que tem estado em contacto com o jogador na prisão e põe a hipótese de voltar a contar com ele quando este for libertado, para choque de muitos adeptos. Cerca de 60 mil pessoas já assinaram uma petição online para evitar que o clube volte a contratar o jogador.

Na petição publicada, pode ler-se: "Pôr a hipótese de reintegrar [Evans] como jogador é um insulto à mulher que foi violada e a todas as mulheres que sofreram como ela. A mensagem é que os homens que cometem crimes tão atrozes só irão sofrer uma pena mínima, enquanto as mulheres atacadas sofrem para o resto da vida. O Sheffield United não pode reforçar essa mensagem".

A namorada do jogador defendeu que o atleta deve ter o direito de voltar a jogar futebol profissional. "Tudo o que o Ched quer fazer é voltar ao trabalho, jogar futebol, marcar golos e depois voltar para casa para ter uma vida em família", disse Natasha Massey à Sky News.