O Chelsea desperdiçou hoje pontos na Liga inglesa de futebol frente ao ‘aflito’ Burnley (1-1), em pleno Stamford Bridge, num jogo da 26.ª jornada em que o líder se viu condicionado devido à expulsão do sérvio Matic.

Com uma vantagem magra, graças a um golo de Ivanovic – já tinha marcado a meio da semana no campo do Paris Saint-Germain (1-1) -, o Chelsea acabou por desperdiçar a vantagem quando já estava reduzido a dez jogadores.

Se o também sérvio Ivanovic, logo aos 14 minutos, tinha aparecido na área, a fazer papel de avançado para desviar ao primeiro poste na sequência de um cruzamento da direita, e marcar o 1-0, o seu compatriota Matic ‘perdeu a cabeça’ aos 70.

O antigo médio do Benfica discutia uma bola a meio-campo, chegou primeiro e foi atingido com violência por Barnes. Matic levantou-se para pedir satisfações, empurrou o adversário e foi imediatamente expulso, sem que o árbitro sequer mostrasse amarelo ao jogador do Burnley.

O golo do Burnley (18.º e primeira equipa na zona de descida) aconteceu aos 81 minutos, com o central inglês Ben Mee a marcar de cabeça, na sequência de um canto.

A equipa de José Mourinho esperava vencer e colocar pressão no Manchester City, para o qual tinha uma vantagem de sete pontos e que ainda hoje recebe o Newcastle. Um triunfo poderá colocar os ‘citizens’ a cinco pontos dos ‘blues’.

Também hoje, outro 'grande' escorregou, mas com piores consequências. O Manchester United perdeu fora, com o Swansea (9.º), e caiu para a quarta posição, cedendo o terceiro posto ao Arsenal.

Os ‘red devils’ estiveram a vencer com um golo do espanhol Ander Herrera (28 minutos), mas pouco depois o sul-coreano Sung-Yong Ki (30) repôs a igualdade no marcador.

O golo do triunfo do Swansea surgiria por intermédio do francês Bafetimbi Gomis (73), num jogo em que Nelson Oliveira não saiu do banco na equipa da casa.

A derrota da equipa de Manchester permitiu ao Arsenal subir ao terceiro lugar [de apuramento direto para a ‘Champions’], agora com mais um ponto que o rival. Os ‘gunners’ venceram fora o Crystal Palace por 2-1.

Ainda hoje o Manchester City defronta em casa o Newcastle, numa jornada que terá mais três jogos domingo, entre os quais a receção do Southampton (5.º classificado), de José Fonte, ao Liverpool (7.º).