O Nápoles foi hoje a Florença vencer a Fiorentina por 2-1, no jogo principal da 10.ª jornada da Liga italiana de futebol, encurtando provisoriamente para dois pontos a distância face ao líder, a Roma.

A equipa napolitana, que partilhava o segundo lugar com a Juventus, ambos com 22 pontos, a cinco da Roma, inaugurou o marcador aos 12 minutos pelo extremo espanhol José Callejón, ex-Real Madrid, após assistência do argentino Gonzalo Higuaín, também contratado aos “merengues” no último defeso.

A reação da Fiorentina, quinto classificado com 18 pontos, culminou com o empate, à passagem do minuto 28, na transformação de um penálti, cobrado pelo internacional Giuseppe Rossi, mas ainda antes do intervalo, aos 36 minutos, o atacante belga Dries Mertens recolocou o Nápoles em vantagem e o resultado não sofreu alterações na segunda parte.

A Juventus cumpriu a sua obrigação ao golear em Turim o Catania por 4-0, colando-se ao Nápoles na segunda posição, ambos com 25 pontos, enquanto aguardam pelo resultado do jogo entre o líder Roma e o Chievo, que se disputa na quinta-feira.

A 10.ª jornada abriu na terça-feira com a partida entre a Atalanta e o Inter, que terminou com um empate a um golo que aumenta o atraso da equipa de Milão em relação ao Nápoles e à Juventus, que a precedem na classificação, para seis pontos.

Noutros jogos hoje disputados, o AC Milan, que está num modesto 10.º lugar, cedeu um empate a um golo em San Siro, frente à Lazio, o Bolonha foi à Sardenha derrotar de forma concludente (3-0) o Cagliari, o Génova recebeu e venceu o Parma por 1-0, enquanto o rival da mesma cidade, a Sampdoria, saiu derrotada na deslocação a Verona, por 2-0.

Uma partida com muitos golos foi a receção do Livorno ao Torino, que terminou com um empate a três golos, ao passo que a Udinese foi vencer por 2-1 ao terreno do penúltimo classificado, o Sassuolo.

A 10ª jornada encerra na quinta-feira com a Roma a receber o “lanterna vermelha” da Liga, o Chievo, podendo aumentar para cinco pontos, caso vença, o avanço sobre os seus dois diretos perseguidores, Nápoles e Juventus.