O Zenit, de André Villas-Boas e com Neto e Danny a titulares, conquistou este domingo o quarto título russo da sua história, o primeiro do treinador português no estrangeiro.

Bastava um empate à equipa de São Petersburgo para erguer o troféu e assim foi: com o ex-portista Hulk a marcar primeiro para o Zenit (32 minutos) e o FK UFA a empatar aos 87, pelo bósnio Haris Handzic.

O Zenit, campeão em 2007, 2010 e 2012, é uma equipa de caras conhecidas do futebol português, não só pelo seu técnico, ou pelos internacionais Neto e Danny, mas por contar nas suas fileiras com uma série de jogadores que passaram por Portugal.

Hulk, ex-FC Porto, é um dos grandes nomes da equipa, mas também Axel Witsel, Javi Garcia e, mais recentemente (contratado esta época), o central internacional argentino Ezequiel Garay.

Juntamente com Villas-Boas, sagram-se campeões o adjunto Luís Martins e o preparador físico José Mário Rocha.

O quarto título do Zenit, que sucede a um bicampeonato do CSKA Moscovo, é o quinto troféu da carreira de Villas-Boas e o primeiro no estrangeiro, depois da Liga portuguesa (2010/2011), Taça de Portugal (2011), Supertaça (2010) e Liga Europa (2011), sempre ao serviço do FC Porto.

A consagração chega a três jornadas do final do campeonato russo, num momento em que o CSKA Moscovo, que hoje goleou fora o Spartak Moscovo (4-0), fica a oito pontos de diferença e com seis apenas por disputar.

O título na Rússia serve também para devolver o êxito a André Villas-Boas, que, depois de uma época em que ganhou tudo o que podia naquela que chamou a sua ‘cadeira de sonho’ no FC Porto, não conseguiu depois resultados em Inglaterra.

O sucesso no FC Porto valeu-lhe um contrato com o Chelsea, mas o técnico nem chegou ao final de março, e, na época seguinte, também não teve resultados no Tottenham, acabando pouco depois, em dezembro, da sua segunda época nos ‘Spurs’.