O Ferroviário de Maputo e o FC Porto assinaram esta sexta-feira um protocolo de cooperação, ato que decorreu na Tribuna VIP do Estádio do Dragão.

A cooperação entre os dois clubes prevê a abertura de uma escola de futebol, o "Dragon Force", em Maputo, no Campo da Baixa onde treinam os atletas do clube moçambicano.

A assinatura do protocolo foi apadrinhada por Maria de Luz Guebuza, 1ª Dama de Moçambique e contou a presença de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e Aníbal Aleluia, vice-presidente do Ferroviário de Maputo.

O FC Porto explicou no seu site oficial na Internet que «esta parceria visa promover o desenvolvimento de um trabalho sustentado, não só em termos desportivos, mas sobretudo no plano social. A ideia é transportar os valores azuis e brancos para a nova escola e para os escalões de formação do Ferroviário, havendo a intenção de alargar o âmbito desta cooperação a outras províncias de Moçambique, estreitando cada vez mais as relações entre o FC Porto e aquele país», refere o clube português.

Ainda de acordo com o clube bicampeão português, esta parceria «contribuirá para vincar, de forma ainda mais expressiva, a marca do Dragão no continente africano» e prevê a revitalização das infraestruturas do Ferroviário.