Roda este fim-de-semana a 26ª e última jornada do Moçambola 2012. Com o campeão encontrado, neste caso o Maxaquene, assim como os três clubes que vão descer, nomeadamente Desportivo Maputo, Incomáti e Ferroviário de Pemba, as atenções da última ronda estarão voltadas para a segunda posição da tabela classificativa.

O Ferroviário da Beira e o seu homónimo de Maputo são os dois clubes que ainda podem chegar ao título de vice-campeão do Moçambola 2013. A vantagem está do lado das “locomotivas” do Chiveve  da Beira que seguem na segunda posição com 44 pontos, mais dois que a equipa maputense orientada por Nacir Armando.

Na derradeira jornada da prova, o Ferroviário da Beira recebe o seu homónimo de Nampula e só precisará de um ponto para conseguir a melhor classificação de sempre desde que participa no Campeonato Nacional de Futebol moçambicano. Esta partida terá lugar no domingo e será arbitrada por José Mandava, assistido por Gimo Patrício e Meque Machate.

O Ferroviário de Maputo precisa de uma vitória para chegar a segunda posição e esperar pelo resultado do jogo da Beira. Os “locomotivas” de Maputo defrontam a Liga Muçulmana, numa partida que terá lugar no Estádio da Machava na tarde de sábado e que será dirigida por Aníbal Armando, coadjuvado por Francisco Machel e Teófilo Mungói.

Por outro lado, as atenções desta última ronda estarão voltadas para a partida entre o Desportivo Maputo e o Costa do Sol, que marcará a despedida dos “alvinegros” do escalão principal do futebol moçambicano. Este encontro será arbitrado por Virgílio Absalão, que terá em José Mhula e Domingos Machava, como os seus auxiliares.

Eis os jogos e árbitros da 26ª Jornada do Moçambola:

Vilanculos FC - Maxaquene: Mateus Infante
Ferroviario de Pemba - Têxtil de Púnguè: Sérgio Chata
Desportivo Maputo X Costa do Sol: Virgílio Absalão
HCB de Songo - Chingale de Tete: Ribeiro Manuel
Chibuto FC - G. Desportivo de Incomáti: José Hugo
Ferroviário da Beira - Ferroviário de Nampula:José Mandava
Ferroviário de Maputo - Liga Muçulmana: Aníbal Armando