O ministro brasileiro dos Desportos, Aldo Rebelo, anunciou hoje que se vai demitir em dezembro, a seis meses do Mundial de futebol de 2014, no Brasil, para se candidatar ao governo de São Paulo.

«Eu vou deixar o ministério. A previsão inicial é dezembro, porque se completa um ciclo da entrega dos estádios [à FIFA]. Queremos cumprir o cronograma estabelecido de ter os 12 estádios das 12 cidades-sede», disse.

O ministro afirmou que é um «cumpridor de tarefas» e que será candidato se essa for a opção do Partido Comunista do Brasil, considerando que a sua saída não vai prejudicar a organização do Campeonato do Mundo, que se realiza entre 12 de junho e 13 de julho de 2014.

«Seria sobrestimar muito a minha função e o meu papel. Esta é a vigésima Copa do Mundo. Pelo menos 19 aconteceram sem que eu tivesse participação», afirmou.

Aldo Rebelo afirmou que ainda não conversou com Dilma Rousseff formalmente sobre a sua saída e sublinhou que só deixará o cargo antes de dezembro se a presidente do Brasil assim entender.

«Posso deixar se a presidente da República desejar. Por iniciativa própria não planeio deixar [o cargo] antes de dezembro», disse.