O diretor executivo do Mundial2014, Ricardo Trade, pediu hoje aos brasileiros para deixarem os turistas desfrutar do futebol durante o torneio, que decorrerá de 12 de junho a 13 de julho do próximo ano.

Em entrevista à AFP, Ricardo Trade admitiu não saber até que ponto os protestos sociais podem ofuscar a competição, mas assegurou que a maioria dos brasileiros é a favor da realização do Mundial no Brasil.

«Protestem por aquilo que acreditem que é certo. O país está a progredir e ainda precisa reduzir a desigualdade, mas não se esqueçam que nós estamos a organizar um evento importante para o nosso país, por isso sejam acolhedores com aqueles que vêm aqui», pediu o presidente executivo quando interrogado se pretendia dizer alguma coisa àqueles que ameaçam protestar durante a competição.

Ricardo Trade também relembrou que «durante a Taça das Confederações as pessoas foram capazes de ir aos estádios e assistir aos jogos», numa competição que considerou um sucesso, apesar de acreditar que «ainda há espaço para melhorias».

O recente cancelamento de uma convenção mundial de futebol no Rio de Janeiro - na qual a Soccerex, organizadora, e o Governo do Estado do Rio trocaram acusações - foi um golpe para o país, mas Ricardo Trade insistiu que não deve ter nenhum impacto sobre o Campeonato do Mundo.

«Eu não sei as causas do seu cancelamento. Acho que houve um acordo comercial que foi quebrado, mas não acredito que isso vá afetar o Campeonato do Mundo, porque a Taça das Confederações, as celebrações da véspera de Ano Novo na praia de Copacabana, os carnavais do Rio de Janeiro, da Bahia e do Recife e a Jornada Mundial da Juventude [organizada pela Igreja Católica] são a prova de que somos capazes de organizar eventos e que somos pessoas acolhedoras», concluiu o presidente executivo.