As seleções da Argélia e do Gana garantiram esta terça-feira as últimas vagas do continente africano para a Copa do Mundo do Brasil-2014, juntando-se à Nigéria, Costa do Marfim e Camarões.

Curiosamente, são exatamente as mesmas equipas que garantiram em campo suas vagas para a última Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul. Na ocasião, seis países do continente participaram da competição, já que a seleção anfitriã era classificada automaticamente.

Na primeira partida disputada nesta terça-feira, as 'Estrelas Negras' do Gana já entraram em campo praticamente classificadas, após o massacre do Egito em casa por 6 a 1 no jogo de ida.

No Cairo, não houve milagre, mas os 'Faraós' tiveram o mérito de sair de campo de cabeça erguida, ao vencer por 2 a 1, com golos de Amr Zaki, aos 25 minutos, e Mohamed Nagy 'Gedo', aos 39 do segundo tempo. A um minuto do apito final, Kevin-Prince Boateng marcou o único golo ganês.

Com a qualificação, Gana jogará a terceira Copa de sua história, após estrear em Mundiais na Alemanha-2006 e voltar na África do Sul-2010.

 Na última edição, os ganeses tiveram o melhor desempenho do continente e fizeram história, chegando aos quartos-de-final da competição. Na semifinal, foram eliminados pelo Uruguai nos penáltis após uma partida emocionante.

Já a Argélia entrou em campo com clima muito mais tenso, precisando da vitória após perder por 3 a 2 para Burkina Faso em Ouagadougou na última sexta-feira, sofrendo dois golos em penaltis polémicos.

Atuando diante do seu público, a seleção argelina acabou vencendo por 1 a 0, resultado suficiente para garantir a qualificação graças aos golos marcados fora de casa.

O golo que levou a Argélia ao quarto mundial de sua história (1982, 1986, 2010) foi marcado pelo Madjid Bougherra aos 4 minutos do segundo tempo.

Ghoulam bateu uma falta de longe, Mostefa desviou de cabeça e a bola sobrou para Bougherra, que aproveitou falha da defensiva do Burkina Faso para mandar a bola para as redes.

No sábado, a atual campeã africana Nigéria e a Costa do Marfim tornaram-se as primeiras equipes qualificadas do continente, ao eliminarem Etiópia e Senegal, respetivamente.

No domingo, foi a vez de Camarões, do atacante Samuel Eto'o, carimbar o passaporte para o Brasil, ao superar a Tunísia.