Brasil, Argentina, Alemanha e Espanha são, para o selecionador português Paulo Bento, os favoritos a vencer o Mundial2014 de futebol, embora entenda que Chile e Colômbia têm jogadores "para fazer uma boa campanha".

A Itália, antevê o selecionador nacional, também poderá ter uma palavra a dizer, enquanto, sobre a equipa lusa, Paulo Bento reafirma o objetivo de "chegar aos oitavos de final e depois competir com os adversários de igual para igual, para chegar o mais longe possível".

Para o técnico a seleção lusa está num grupo "equilibrado", com Alemanha, Gana e Estados Unidos.

"Será um grupo equilibrado, muito competitivo, mas onde Portugal tem o objetivo muito definido, que é passar aos oitavos de final. Alcançado esse objetivo, vamos tentar chegar o mais longe possível", salienta Paulo Bento.

O selecionador lembra as más recordações do último encontro com os Estados Unidos – derrota no Mundial2002 - e vê a formação norte-americana como "uma equipa com qualidade, com alguns jogadores em campeonatos competitivos".

Paulo Bento relembra que o Gana apenas "por um pequeno detalhe" no último Mundo não foi semifinalista, depois de Gyan ter falhado um penálti nos últimos minutos do prolongamento frente ao Uruguai.

"Tem também vários jogadores a jogar em grandes equipas do futebol europeu, dotados de boa técnica, muito velozes e com níveis de agressividade altos", analisa.

Quanto à Alemanha, Paulo Bento diz que "é um dos favoritos à vitória final".

No Brasil, Paulo Bento pretende que a formação lusa "seja uma equipa ambiciosa, uma equipa que tenha compromisso, uma equipa alegre".