Vários movimentos sociais e sindicatos reuniram-se no sábado, em São Paulo, para definirem um calendário conjunto de manifestações até ao final do Mundial de futebol, que começa dia 12 de junho.

A jornada de mobilizações, que começará no dia em que se dá o pontapé de saída do Mundial, foi batizada de "Na Copa vai ter luta".

"Estamos convivendo com o caos na saúde pública, o descaso com a educação, a precariedade do transporte e nos serviços públicos, nas três esferas, assim como a falta de moradia e de terra para plantar e produzir alimentos. Desde junho do ano passado este tem sido o grito cada vez mais alto dos trabalhadores e da juventude brasileira. Os governos - federal, estaduais e municipais - não atendem as reivindicações dos que lutam. Nunca tem verba para atender as necessidades do povo", diz o manifesto. 

No sábado, antes da reunião para definir estratégias, mais de 2500 pessoas, de vários pontos do Brasil, protagonizaram uma manifestação em São Paulo, que fechou a Radial Leste.