A Taça do Mundial de futebol da FIFA chegou esta terça-feira ao Brasil, no Rio de Janeiro, onde permanecerá em exibição no estádio do Maracanã até esta sexta-feira, seguindo para as demais capitais brasileiras a partir de sábado.
O troféu, que mede 37 centímetros e pesa seis quilos, de ouro maciço, viajou por 89 países antes de chegar ao Brasil, organizador do Mundial deste ano.
A estatueta está entre os prémios desportivos mais cobiçados do Mundo. A cada edição, os campeões levam para casa uma réplica, banhada a ouro, enquanto a taça original é mantida pela FIFA e, confirme o seu regulamento interno, somente chefes de Estado e campeões mundiais podem tocá-la.
A taça poderá ser visitada pelos "cariocas" até ao final desta semana e, em seguida, inicia uma viagem pelas 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal.
O último local a receber o troféu será São Paulo, cidade onde ocorrerá o primeiro jogo do Mundial deste ano: o Brasil-Croácia.
A atual estatueta é a segunda geração de taças da FIFA, já que a primeira, a qual recebeu o nome de Jules Rimet, foi roubada em 1983, no Rio de Janeiro, e nunca mais foi encontrada.
Naquele altura, o regulamento da FIFA previa que o primeiro país a vencer o Mundial por três vezes ficaria permanentemente com a Taça, o que ocorreu com o Brasil, que se sagrou tricampeão em 1970.
Em 1966, a primeira taça da FIFA já tinha sido furtada enquanto era exibida na Inglaterra, sendo localizada num jardim de uma residência pelos detetives da Scotland Yard.
A taça atual feita para o Mundial de 1974 e as regras atuais da FIFA determinam que o prémio não mais ficará definitivamente em um país, sendo administrado pela FIFA.