O Brasil, país anfitrião do Mundial2014 de futebol, conquistou hoje os primeiros três pontos da prova, com uma vitória por 3-1 sobre a Croácia na partida inaugural, embora os números “disfarcem” o equilíbrio do jogo.

A seleção europeia marcou primeiro na Arena Corinthians de São Paulo, graças a um autogolo de Marcelo, jogador do Real Madrid, mas um “bis” de Neymar, aos 29 e 71 minutos, deu a volta ao marcador, apesar de o segundo golo ter sido conseguido através de uma grande penalidade que puniu uma falta inexistente.

Um lance que manchou a atuação do árbitro japonês Yuichi Nishimura, cuja repetição televisiva não oferece grandes dúvidas sobre o seu erro, apreciado à escala global.

Já em período de descontos, Oscar aproveitou o cansaço e a desatenção croata para fixar o resultado em 3-1, golo muito festejado pelo selecionador Luiz Felipe Scolari e os seus adjuntos.

Os “canarinhos” lideram o Grupo A, mas o segundo jogo desta primeira ronda apenas se disputa na sexta-feira, colocando frente a frente o México e os Camarões, no Estádio das Dunas, em Natal (17h00 em Lisboa), partida onde vão poder alinhar os sul-americanos Hector Herrera e Diego Reyes, jogadores do FC Porto.

Nesse segundo dia de competição, entra em campo o agrupamento B, com destaque para o embate entre a Espanha e a Holanda (na Arena Fonte Nova, em Salvador da Baía, às 20h00), finalistas do último Mundial, que decorreu há quatro anos na África do Sul, quando o conjunto de Vicente Del Bosque se sagrou campeão, com uma vitória por 1-0.

O Chile-Austrália fecha a ronda (Arena Pantanal Cuiabá, 23h00), com as “estrelas” Arturo Vidal e Tim Cahill em destaque no ataque de ambas as equipas, respetivamente.

O primeiro dia do Mundial do Brasil ficou ainda marcado pelos protestos em várias cidades contra a organização do torneio da FIFA e os custos elevados para o Estado, dos quais resultaram sete feridos.

Pelo menos quatro capitais de Estados brasileiros foram palco de manifestações, a mais numerosa das quais ocorreu no Rio de Janeiro, com cerca de duas mil pessoas.

Entretanto, poucas horas antes da partida inaugural, a cerimónia de abertura do Mundial2014 prestava homenagem a três "tesouros brasileiros", com 600 bailarinos, capoeiristas e ginastas a mostrar a diversidade do país anfitrião, em três atos que representaram a natureza, as pessoas e o futebol.