A “magia” de Lionel Messi valeu sábado à Argentina uma vitória “in-extremis” sobre o Irão (1-0), num 10.º dia do Mundial2014 em que o alemão Miroslav Klose fez história, ao apontar o seu 15.º tento em mundiais.

Depois de apenas ter marcado um golo em duas edições (um em 2006 e nenhum em 2010), Messi já leva dois tentos no Brasil, sendo que sábado faturou aos 90+1 minutos, com um remate de fora da área, derrubando um “enorme” Irão, de Carlos Queiroz.

Se o golo do jogador do FC Barcelona qualificou a Argentina para os oitavos de final, o de Klose ficará para a lenda porque permite ao jogador da Lázio igualar o brasileiro Ronaldo no topo dos marcadores da história da competição.

O veterano jogador germânico, que passou a contar 70 golos em 133 jogos pela “Mannschaft”, entrou aos 69 minutos e faturou aos 71, selando um 2-2 que já não se alteraria. Ainda esteve perto de um 16.º tento, mas atirou ao lado.

“Todos os jogos são importantes e 15 golos em 20 jogos em mundiais não é mau”, disse Klose, que já foi congratulado por Ronaldo Nazario de Lima: “Benvindo ao clube. Imagino a tua alegria”, escreveu o “Fenómeno” na sua conta do twitter.

O jogador de 36 anos fez história e evitou o desaire dos germânicos, que marcaram primeiro, por Mario Götze, aos 51 minutos, mas, depois, permitiram a reviravolta ganesa, materializada por Andre Ayew, aos 54, e Asamoah Gyan, aos 63.

Com este resultado, a Alemanha isolou-se, provisoriamente, na liderança do Grupo G, com quatro pontos, contra três dos Estados Unidos, um do Gana e nenhum de Portugal. A equipa lusa e os norte-americanos apenas jogam hoje, em Manaus.

Por seu lado, a Argentina juntou-se nos “oitavos” a Holanda, Chile, Colômbia e Costa Rica, mas com muito sofrimento, já que o Irão foi “gigante”, criando mesmo as melhores oportunidades de golo, muitas negadas por Romero.

Valeu aos argentinos o guarda-redes e o inevitável Lionel Messi, que apontou o seu 40.º golo em 88 jogos pela seleção “albi-celeste”, depois de já ter marcado na ronda inaugural à Bósnia-Herzegovina (2-1).

O conjunto europeu, único estreante no Brasil, voltou, aliás, a perder no sábado e está fora dos “oitavos”. A culpa foi de Peter Odemwingie, que marcou o único golo do encontro aos 29 minutos, na sequência de uma jogada de Emmanuel Emenike.

A segunda vaga será discutida entre os africanos, que contam quatro pontos e o conjunto comando por Carlos Queiroz, com um. Na terceira ronda, marcada para quarta-feira, a Nigéria joga com a Argentina e o Irão com os bósnios.