O avançado alemão Miroslav Klose revelou ter dito a Mario Gotze, quando este o substituiu aos 88 minutos, com 0-0 entre a Alemanha e Argentina, que ia ser ele a marcar o golo na final do Mundial2014 de futebol.

“Disse-lhe: Vai, tu consegues, marca o golo!”, revelou o melhor marcador de sempre de fases finais de campeonatos do mundo, com dezasseis golos.

Klose foi rendido por Gotze a dois minutos do final do tempo regulamentar na final e acabou por ser ele a marcar o golo ao minuto 113, que garantiu o “tetra” à Alemanha.

O veterano de 36 anos é o único sobrevivente da seleção alemã que foi batida na final do Mundial 2002 pelo Brasil: “Este título vale por tudo o que nos aconteceu. Fomos segundos uma vez, terceiros duas vezes. É um sonho concretizado estar lá em cima na tribuna para receber o troféu e não cá em baixo a aplaudir os outros”.

“Sabíamos que tínhamos qualidade para ganhar esta final e procurámos ser pacientes e manter a calma”, disse Klose, que ainda não sabe qual o seu futuro em relação à Mannschaft.

No entanto, deixou uma porta aberta apesar dos seus 36 anos: “Não sei se vou continuar, preciso de algumas noites para refletir sobre o assunto e então tomarei a decisão certa”