Já ninguém duvida que o Sporting de Braga de Domingos Paciência, a 10 jornadas do final do campeonato, é um sério candidato ao título. Depois de anos de hegemonia portista, eis que pela primeira vez, na história dos dois clubes, o Braga vai ao Dragão na frente dos tetracampeões nacionais e com oito pontos de vantagem.

No entanto, apesar de estar ligeiramente diferente, o FC Porto continua a mandar no Dragão. Esta época, os "azuis e brancos" ainda não perderam em casa (cederam apenas dois empates), mas há que ter em conta que o Braga apenas cedeu uma derrota esta época, na deslocação a Guimarães (1-0).

Em 53 anos de confrontos, remetendo somente para o campeonato e para o Sporting de Braga enquanto visitante, os portistas venceram 43, empataram sete e apenas por três vezes foram surpreendidos pelos bracarenses, a última das quais em 2004/05, com Jesualdo Ferreira como técnico dos bracarenses, impondo uma derrota por 3-1.

O FC Porto recebe domingo o Sporting de Braga, em jogo da 20ª jornada da Liga, em que uma vitória da equipa de Domingos devolve a liderança do campeonato aos bracarenses e deixa o FC Porto a 11 pontos da revalidação do título.