O único e decisivo golo foi apontado pelo reforço de Inverno Bruno Di Paula, aos 52 minutos, que se estreou a marcar na Liga, num bom jogo em que o guarda-redes pacense Coelho se cotou como um dos melhores em campo.

Com esta vitória, a sétima em 12 confrontos entre as duas equipas na Mata Real, o Paços de Ferreira subiu ao sexto lugar, com 32 pontos, menos um do que o Vitória de Guimarães, quinto, enquanto o Marítimo manteve os seus 27 pontos e caiu para 11.º.

As duas equipas entraram em campo com duas alterações relativamente à última jornada: Filipe Anunciação, após cumprir castigo, e Candeias foram titulares no Paços de Ferreira, enquanto Taka e Bruno integraram o “onze” do Marítimo.

A equipa insular, sem ganhar para a Liga desde 7 de Fevereiro (vitória em casa por 1-0 frente à União de Leiria), esteve melhor na primeira parte e podia ter regressado aos balneários em vantagem, mas teve em Coelho um obstáculo intransponível.

Com cinco grandes defesas, entre os 29 e os 40 minutos, o guarda-redes pacense defendeu tudo e ganhou o “duelo” particular com o internacional angolano Djalma, o mais rematador do Marítimo, mas também com Manu e Paulo Jorge.

O Marítimo, curiosamente, só começou a ganhar ascendente no jogo depois da saída forçada de Bruno, por lesão, aos 17 minutos, substituído por Briguel, que foi jogar para defesa direito, por troca com Paulo Jorge, que deu mais dinâmica e velocidade ao meio-campo.

Nos primeiros minutos, o Paços de Ferreira, num sistema idêntico ao do Marítimo (4-3-3), explorava melhor as faixas laterais, com Maykon e Pizzi em plano de evidência, e podia ter marcado, aos 6 e 11 minutos, nas duas vezes por Leonel Olímpio, que chegou a colocar a bola na trave.

Foi o melhor período dos pacenses, que regressaram do intervalo com o médio Livramento no lugar do defesa Jorginho, substituído no lado esquerdo da defesa por Danielson, que acabaria o jogo a lateral direito.

O avançado pacense William, aos 51 minutos, quase marcou, após triangulação com Maykon e Livramento, mas Robson impediu a tempo o remate do brasileiro, mas no minuto seguinte, aos 52, Bruno, de fora da área, “disparou” para o fundo das redes e inaugurou o marcador.

A reacção do Marítimo não se fez esperar, apesar de Coelho não voltar a ser chamado a grande trabalho, tendo sido mesmo Livramento, num remate de longe, a colocar à prova o guarda-redes forasteiro Peçanha.