Aquele consultor observou, contudo, que o Benfica "está no caminho certo" em termos estratégicos, porque apostou no acréscimo da massa associativa e adepta, o que aumenta os patrocínios e o valor da marca.

Para Hélder Varandas, embora a situação patrimonial e financeira do Benfica esteja muito desequilibrada, o clube está a aumentar o número de sócios, a conseguir mais receitas desportivas, investiu na equipa e no treinador e está a galvanizar os adeptos com bons jogos e resultados.

"A massa associativa e adepta é em termos estratégicos o mais importante para os clubes e há equipas que não mereciam estar na primeira liga porque não têm massa adepta suficiente", precisou.

Varandas considerou que "o grande erro do FC Porto foi a sua estratégia não estar orientada para o reforço da massa associativa, aproveitando duas décadas de bons resultados desportivos".

Jaime Antunes, economista e presidente da administração da Frontino, considerou também que a estrutura da SAD (sociedade anónima desportiva) do FC Porto é mais sólida do que a do Benfica, mas alertou para que o FC Porto está muito dependente das receitas da Liga dos Campeões e da venda de jogadores.

Jaime Antunes disse à agência Lusa que a SAD do FC Porto foi a única dos três principais clubes com lucros no primeiro semestre do exercício 2009/2010, de 19,6 milhões de euros, mas para este resultado "contribuíram decisivamente as vendas de Cissokho e Lisandro Lopez", cujos passes foram transacionados por 39 milhões de euros.

Pelo contrário, a política do Benfica de não vender os seus principais jogadores implicou para a SAD um saldo negativo de 10,8 milhões de euros com as transações de atletas, observou.

Hélder Varandas recordou, por seu lado, que o FC Porto é o clube com maiores custos com pessoal e poderá ter prejuízos significativos se não conseguir estar na Liga dos Campeões e vender jogadores pelos preços que tem obtido.

O administrador da Link sublinhou que o FC Porto, "sem a montra da Liga dos Campeões, vai ter mais dificuldades em vender os jogadores por aqueles preços".

Jaime Antunes sublinhou também que o FC Porto é o que tem maiores custos com pessoal.

Adiantou que os custos com pessoal mais elevados se encontram na SAD do FC Porto (21,6 milhões de euros), acima da SAD do Benfica (17,1 milhões de euros), enquanto a SAD do Sporting é a que gasta menos com pessoal (11,3 milhões de euros).

Hélder Varandas assinalou que a SAD do Benfica tinha activos intangíveis (essencialmente valor do plantel) de 88,5 milhões de euros no fim de 2009, a SAD do FC Porto de 69 milhões de euros e a do Sporting de 38 milhões de euros.

Observou que o valor da equipa do Sporting tem um cálculo "muito conservador" porque os jogadores provenientes das escolas do clube estão avaliados a zero.

O especialista considerou que a SAD do Benfica fez "um bom negócio" com o fundo de investimento "Benfica Star Fund", devido à valorização implícita no valor das participações nos passes de jogadores cedidas ao fundo.