Nos 63 encontros disputados em Lisboa, o Benfica levou a melhor em 46 (73 por cento) e foram “anulados” 16 vezes (25 por cento), num domínio notório das “águias” também na concretização, tendo apontado 174 golos, contra os 35 dos “bracarenses”.

A formação comandada por Domingos Paciência, segunda classificada da Liga de futebol a três pontos do Benfica, desloca-se sábado ao Estádio da Luz, para o 64.º confronto, numa posição inédita de “candidato” ao título nacional, necessitando de triunfar para recuperar a liderança.

Se a tradição pesar, a missão “arsenalista” é praticamente impossível. A única vitória do Sporting de Braga em terreno “encarnado” data de 31 de Outubro de 1954, pela margem mínima, com um golo solitário do argentino Imbeloni, num jogo disputado no Estádio Nacional.

Esses foram os primeiros pontos “roubados” ao Benfica em Lisboa. Depois disso, os bracarenses seguraram um nulo em 1957/58, um feito que apenas conseguiram repetir praticamente passadas duas décadas (1976/77), melhorando o registo nas últimas 26 temporadas, quando alcançou 11 dos 16 empates obtidos.

Na última década, o Benfica soma cinco triunfos, três pela margem mínima e apenas dois por dois ou mais golos de diferença (2002/03 e 2003/04).

Em vésperas do 64.º embate em casa para o “nacional”, o Benfica apresenta-se com um ciclo de 14 jogos de invencibilidade (11 vitórias e três empates), que dura desde a deslocação ao Municipal de Braga, enquanto os “arsenalistas” somam três jogos sem perder (dois triunfos e um nulo), depois da goleada sofrida no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto (5-1).