"Tal como já temos vindo a falar, a definição do quinto classificado é uma coisa que se vai fazer ao sprint, e julgo que só à 30.ª jornada ficará claro quem ganha essa corrida, uma vez que em termos classificativos há quatro ou cinco clubes com possibilidades de lá chegar", disse o técnico, em conferência de imprensa.

Para Manuel Machado, "quem for mais consistente nestas quatro jornadas que faltam, de certeza que no momento de se fazer as contas finais será premiado".

Por isso, "nessa medida, o jogo do Nacional com a União de Leiria é de facto muitíssimo importante para qualquer uma das duas colectividades, pois há um ponto de diferença e aquela que perder irá de certeza hipotecar uma boa fatia das tais possibilidades de chegar à 30.ª jornada no tal quinto lugar."

A ausência de alguns jogadores titulares no adversário não ilude o treinador dos madeirenses, para quem "isso é uma questão que é quase permanente, pois todos os clubes passam por esse tipo de dificuldades, de por questões de ordem clínica ou de ordem disciplinar, ficam por vezes privados destes ou daqueles jogadores, que muitas vezes são dos mais utilizados".

Mas, "como sabem, o Nacional também tem um conjunto de jogadores que estão fora, e estão fora há muito tempo. Alguns que vieram em Janeiro não têm podido dar o seu contributo, caso do Alex, ou do Gentil, e por isso acho que há uma situação de equilíbrio nesse quadro entre as duas equipas".

Sobre o adversário, disse que "é uma colectividade que tem muitos anos de primeira Liga, que já habituou a ser das equipas que permanentemente jogam para a metade superior da tabela e este ano não foge a essa regra".

"Tem bons jogadores, jogadores com muita experiência na maior parte deles, caso do Diego, do José António, do Silas, do Carlão, que se têm notabilizado nos últimos tempos, e por isso julgo que é um Leiria difícil, que tem neste momento ao nível do desempenho uma correspondência com aquilo que é a qualidade do seu plantel", explicou.

No entanto, deixou o aviso: "A nossa equipa também tem os seus argumentos e tudo irá fazer para somar os três pontos".
Nacional e União de Leiria estão separados por apenas um ponto (33-34) a favor dos leirienses e almejam ainda uma qualificação à Liga Europa.