Em declarações à Agência Lusa e nas vésperas de um FC Porto-Benfica, que pode devolver domingo o título nacional ao clube da Luz, após um interregno de quatro temporadas, Jorge Silvério disse estarem "criadas todas as condições" para que o "civismo impere".

"Estão criadas as condições para que esta seja mais uma jornada de espectáculo, desportivismo e civismo", explicou.
O Provedor do Adepto, optando sempre pelo "aspecto positivo" do futebol, enalteceu a "competitividade" das Ligas, com "incerteza até ao fim".

"Tem sido um campeonato com emoção até ao fim e com incerteza quanto ao campeão, lugares europeus e despromoções. Este aspecto tem aumentado o número de adeptos nos estádios e esse era um dos pontos essenciais desta provedoria", disse.

Jorge Silvério lembrou que Portugal tem uma "imagem positiva" do futebol a desenvolver e pediu aos "atletas, treinadores, dirigentes e adeptos" para manterem o "comportamento cívico que caracterizou a época".

"Esse comportamento cívico, que até nos caracteriza enquanto povo, tem de ser transportado para o futebol. Esta foi uma época tranquila e a maioria dos adeptos que interagiram com a Provedoria tentaram apresentar críticas construtivas, no sentido de criar um clima mais positivo", acrescentou.

O provedor acredita que, no final da jornada, todos os adeptos e simpatizantes "vão recordar que estiveram num espectáculo emotivo, junto das suas famílias e amigos".