Nesta 29.ª e penúltima ronda da Liga, só o 81.º triunfo dos anfitriões em 214 partidas oficiais entre ambos impedirá uma inédita festa "encarnada" em pleno Estádio do Dragão, isto se o Paços de Ferreira não pontuar em Braga.

Se o Benfica perder e os “arsenalistas” vencerem, o título fica adiado para a última ronda, na qual o “onze” de Jorge Jesus recebe o Rio Ave e os minhotos jogam no reduto do Nacional, e os minhotos garantem o segundo posto.

Além do "clássico", já com registo de ataques ao autocarro e a várias delegações do Benfica, o outro ponto de interesse da jornada reside na "cauda" da tabela, com o Leixões a tentar a todo o custo não fazer companhia ao já despromovido Belenenses, uma vez que Sporting (quarto) e Vitória de Guimarães (quinto) têm as presenças europeias encaminhadas.

A equipa de Matosinhos necessita de vencer os dois derradeiros desafios, incluindo a visita de domingo ao Olhanense, e esperar desaires seguidos precisamente do conjunto algarvio e do Vitória de Setúbal.

Programa da 29ª Jornada:

- Domingo, 2 de Maio (20:15 horas):

Rio Ave - Vitória de Guimarães.

Marítimo - Vitória de Setúbal.

FC Porto - Benfica (SportTV1).

Belenenses - União de Leiria.

Olhanense - Leixões.

Sporting - Naval 1º de Maio (RTP1).

Académica - Nacional.

Sporting de Braga - Paços de Ferreira (SportTV2).